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Castanhas, o saboroso fruto do Outono!

Escrito em 06 de Nov. de 2020

Castanhas, o saboroso fruto do Outono!

As Castanhas são um fruto sazonal de Outono, mas podem e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada durante todo o ano. Podem ser cozidas ou assadas, não têm glúten nem colesterol e são uma excelente fonte de vitamina C e vitamina B6, ou seja, um alimento nacional de excelente valor nutricional!

Principais benefícios:

  • Contêm hidratos de carbono que possuem quantidades de amiloses, amilopectinas e polissacarídeos que permitem o desenvolvimento da flora intestinal;
  • Por conterem fibras que estimulam a presença de bactérias probióticas benéficas ao intestino (do género Bifidobacterium e Lactobacillus), ajudam a reduzir a inflamação e algumas enzimas que podem estar na origem de alguns cancros do intestino;
  • A fibra que possuem pode ajudar a regular os níveis de colesterol;
  • São uma boa fonte de energia, isenta de glúten, o que as torna aptas para serem também consumidas por quem sofre de doença celíaca;
  • São pobres em gordura, mas, dados os níveis de hidratos de carbono complexos e fibras, são bastante saciantes;
  • Possuem diferentes fitoquímicos e vários compostos fenólicos que são importantes antioxidantes e protetores celulares;
  • Cerca de 10 castanhas assadas fornecem 36% da quantidade necessária de vitamina C, 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico;
  • São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre e selénio.

Por terem pouco sódio e um elevado teor de potássio, “contribuem para o controlo da tensão arterial e ajudam a diminuir a retenção de líquidos“, refere a especialista em nutrição Patrícia Costa. Quem sofre de insuficiência renal e está, por isso, a controlar a ingestão de potássio, deve evitar as Castanhas.

Qual a forma mais saudável de consumir Castanhas?

De acordo com a nutricionista, assar e cozer são as opções mais acertadas, podendo até juntar um pouco de erva doce ou canela. Simples, sem a adição de qualquer outro ingrediente, também são ótimas. Às vezes, menos é mais. Mas a sua versatilidade em termos gastronómicos não se limita a serem ingeridas isoladamente. Elas podem ser confecionadas como acompanhamento de pratos, em substituto do arroz, da massa ou da batata. São também indicadas para base de sopas ou para a elaboração de sobremesas e bolos.

É importante referir que, quando são cozidas, a sua digestão torna-se mais fácil. Se as compra frescas ou congeladas, fica ao seu critério, já que “as suas propriedades nutricionais quase não se alteram”.

Mais algumas razões para se deliciar com as saborosas Castanhas...

  • Diminuiem o risco de depressão: como é bastante rico em minerais, este fruto seco ajuda a fortalecer o cérebro e a melhorar todas as funções intelectuais;
  • É uma arma para quem sofre de stress: parece que a elevada quantidade de fósforo e vitamina B presente na composição nutricional da castanha ajuda a manter a saúde do sistema nervoso;
  • Deixa-o mais feliz: sabia que o aminoácido triptofano presente neste fruto seco promove a produção de serotonina, a chamada hormona da felicidade? Portanto, melhora o humor e a sensação de bem-estar.

Sendo assim, a Castanha é um fruto nutricionalmente rico e que, afinal, pode ser consumido sem grandes culpas — desde que com conta, peso e medida.


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