PORTES GRÁTIS A PARTIR DE 35€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL

Faça o seu próprio Detox de Verão com produtos biológicos!

Escrito em 09 de Jul. de 2020

Faça o seu próprio Detox de Verão com produtos biológicos!

Os sumos Detox são ótimos para a saúde. E se usar alimentos biológicos, produzidos sem fertilizantes, pesticidas e outros produtos tóxicos/químicos, pois estes dificultam o compromisso e propósito de desintoxicação e desinflamação do organismo a que se propõe os detox.

Ao respeitar a natureza conseguiremos alimentos equilibrados e com as potencialidades nutricionais que trazem muitos mais benefícios para a saúde.A quantidade dos ingredientes não deve ser em exagero. E, caso pretenda fazer detox vários dias, deverá escolher alimentos diferentes para não enjoar. Em vez de misturar todos os ingredientes disponíveis de uma só vez, o mais indicado será variá-los a cada dia. Evitando assim que o sumo fique com um gosto pesado ou forte demais.

Algumas sugestões para fazer o seu detox:

  • Folhas Verdes: A couve, espinafres, rúcula, agrião, salsa e coentros são as mais indicadas. Estes vegetais folhosos verdes escuros são ricas em antioxidantes, que protegem as células e outras estruturas da ação dos radicais livres;
  • Frutas (até dois tipos): A fruta será a parte doce do sumo, não necessitando de qualquer adição de açúcar, vai permitir equilibrar o sabor. Por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda: contém pectina – fibra que ajuda a estabilizar a saciedade e a manter um funcionamento intestinal regular. Já os frutos vermelhos (amora, framboesa, morango, mirtilos) são ricos em antioxidantes e, por este motivo, são ótimos aliados no combate aos efeitos do stress do dia-a-dia e da poluição das grandes cidades. Os citrinos (laranja, toranja, lima, limão) são fontes naturais de vitamina C, que para além de melhorarem a absorção do ferro, ajudam a reforçar o sistema imunitário. O ananás/abacaxi, melão e pera fornecem vitaminas A, C e do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina – enzimas que desdobram as proteínas -, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. Poderá também utilizar água de coco, que ajuda a repor os minerais corporais;
  • Legumes (até dois tipos): o pepino tem cerca de 95% de água, ou seja, é um eficaz diurético e dá volume e cremosidade à bebida. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante);
  • Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E, excelentes antioxidantes. Para deixar um sabor especial, utilize gengibre, que para além de ser digestivo, acelera o metabolismo;
  • Sementes (apenas um tipo): a linhaça (moída ou inteira) e a chia são ricas em ácidos gordos essenciais, fundamentais ao equilíbrio do organismo e que se obtém apenas através da alimentação pois o nosso organismo não as consegue produzir. São boas fontes de fibra, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a regularem o trânsito intestinal.

Dicas para tornar o seu sumo detox ainda mais saboroso:

Juntar, legumes e especialmente raízes no sumo pode não agradar a todos os paladares. Se optar por espinafre, agrião ou rúcula, misture um pouco de hortelã para mascarar o sabor intenso destas folhas. O sumo fica também mais refrescante.

Poderá utilizar água de coco em substituição da água comum. Este ingrediente deixa a bebida mais rica em minerais, saborosa e adocicada. Poderá também utilizar infusões de ervas ou frutos que ajudam a dar um sabor interessante.

Para intensificar a ação diurética dos sumos, poderá também utilizar um chá ou infusão que reforce este potencial, como é o caso do chá verde, hibisco, cavalinha, dente de leão, entre outros. Os chás e infusões deverão ser adicionados frios ou gelados.

Para “adoçar” a bebida, acrescente uma quantidade superior de fruta ou legumes naturalmente adocicados, como é o caso da banana, maçã e cenoura. Não utilize açúcar nem adoçante pois não vão ao encontro dos principais objetivos dos sumos Detox: desintoxicar e desinflamar o organismo.

No final poderá acrescentar pedras de gelo no liquidificador e preparar um granizado para os dias mais quentes.

Depois de preparado consuma de imediato o sumo, não o reserve para mais tarde, a fim de aproveitar em pleno a bebida. Com a exposição prolongada ao ar, luz e temperatura poderemos perder algumas vitaminas mais sensíveis.

Façam bom proveito!


×